quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Estilo não muda caráter


Por que está na fibra do ser humano um dom terrível? Julgar as pessoas incialmente pela aparência é o cúmulo do que se pode identificar como pré-conceito.

A nossa criação cristã é culpada por muito de nossos receios:

1º Atualmente, temos um nojo incrível pelo incesto. Ok! Eu não acho normal um pai manter relações sexuais com filhas e tenho um repúdio do tamanho do mundo com quem comete essa atrocidade. Entretanto, se pararmos pra analisar as histórias dos índios ou de qualquer civilização não 'civilizada' [rs] veremos que tais atitudes eram normais. Com a catequização isso foi inserido na cultura do nascente povo brasileiro e mesmos os descrentes de Deus condenam tal 'proeza'.

2º Outro tópico foi convencionado por aqueles que temiam as reuniões dos escravos no Brasil e principalmente na Bahia: o candomblé e as demais correntes da cultura afro são coisas do demônio. Fico puto com essa vertente. Fico mais puto ainda por saber que até hoje essa ideia vinga! Pelo amor de Deus, por que olhar com outros olhos quem manteve suas raízes? Por que não respeitar a cultura de um povo? E o detalhe é que disto tudo, o rascimo foi semeado no nosso país!


A Igreja Católica deixou sua marca bem fincada na sociedade brasileira. O problema é irrevertível. Não acredito em um ser humano que diga ver um negro, com um penteado "bizarro" e algumas tatuagens e não imagine-o como um marginal.

Acho que fugi um pouco da minha ideia inicial mas vou tentar recuperar aos poucos rs.


O meu objetivo é questionar a visão superficial que nós temos do nosso próximo. Por que achar que um casal homossexual é incapaz de educar uma criança? Se bem que sexualidade não é estilo. Mas por que também duvidar do caráter de uma pessoa por ela ter o corpo tatuado? Por que condenar um cara por ele não acreditar em Deus?

A maioria dos assassinos são crentes a Deus, muito casais heterossexuais abandonam seus filhos ou os maltratam e pessoas de caráter duvidoso, no Brasil, estão, em sua maioria, escondidos dentro de colarinhos brancos. Não se enganem!!!

3 comentários:

  1. Muito bom seu texto vei, gostei mesmo, sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Excelente reflexão, Jr.
    Bom saber que você é capaz de perceber o quanto as mentalidades e as "coisas sagradas", "verdadeiras", "justas", "aceitáveis", etc, são historicamente construídas e, portanto, mutáveis.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. É da natureza animal, reconhecer o seu oponente com certa indiferença, já que para a manutenção de sua espécie é mais natural que se valorize aqueles padrões que este animal está mais habituado. Deste modo, torna-se fundamental a superação de uma conseqüência direta do encontro de hábitos e certezas que se concretizam opostas, a intolerância. Por isso devemos reconhece as diferenças, porém, e além de tudo, reconhecer que não existe verdade absoluta e hábitos e crenças que sejam mais éticas e mais civilizadas que outras. Tudo se constrói dentro da lógica social/cultural de uma sociedade, com isso, apresentar juízo de valor para determinadas expressões culturais, torna-se injusto e preconceituoso.

    ResponderExcluir