quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Um minuto de silêncio para o modelo educacional do Brasil!

Eu fico verdadeiramente puto com o modelo educacional brasileiro. Falo como cidadão, como estudante do último ano da vida escolar e olho pra trás com uma decepção do tamanho do mundo!
Primeiramente, para que um indivíduo que deseja se encaminhar ao mundo das engenharias e dos cálculos monstruosos precisa aprender sobre as civilizações antigas e regência para que finalmente ele vença uma barreira - o vestibular - que o detém rumo às etapas que lhe restam para sua grande realização? Simplesmente não vejo necessidade alguma se ser obrigado a ver todos esses assuntos no tempo estudantil!
Regência é um caso mais observado na escrita, embora quem tenha o costume de se fazer dessa norma gramatical passa a ser visto como uma pessoa letrada, inteligente e intelectual!
Eu, que quero ser um negociador internacional, olho para trás e para as minhas provas e as vejo com notas máximas em biologia, física e química, matérias que tenho facilidade mas não afinidade. Caso você, meu leitor, me pedisse para que as fizesse de novo, mal saberia sequer responder algum ou outro item que não tivesse ficado marcado no cerébro. O nosso sistema exige que decoremos toda a matéria dada pelo professor e a transcreva para uma folha de papel a que chamamos de prova. Sinceramente, o conhecimento está sendo provado de maneira que verifiquemos que o aluno realmente absorveu o assunto? NÃO!!!
Quando leio algum texto sobre o assunto ou até mesmo comento com alguém que faça parte do corpo acadêmico do meu colégio, sempre vem em pauta o seguinte argumento: "Enfim, é o atual modelo e ele precisa ser seguido caso você não queira ficar pra trás!" Por que as pessoas temem tanto reivindicar quanto a isso? É uma mudança brusca sim, mas foi a partir de mudanças bruscas que a vida deixou muita coisa ruim pra trás. Se Galileu não tivesse persistido na ideia que a Terra gira em torno do Sol e não o contrário, até hoje pensaríamos que nós estamos no centro do Universo!
E então, ficamos nesse decoreba dos vestibulares, nessa onda de ficar estudando contraditoriamente como se fossemos armazenar o que não nos interessa e assim a vida é levada!

5 comentários:

  1. Pô Junior, você disse o que grande parte dos alunos pensa, mas como foi citado, tem medo reivindicar.
    Parabéns pelo post,muito bom cara, ameei de verdade!
    ;**

    ResponderExcluir
  2. Juniooor!! muuiito massa man.A maioria de nós jovens pensamos que nem você,educação tem que haver uma mudança urgente.

    Parabéns aê, jornalista crítico.

    ResponderExcluir
  3. O governo investe muito em educação superior e deixa a base do ensino de lado. O resultado: pessoas despreparadas, e, o que é pior, dentro de uma universidade. Universidade não é escola pra ensinar ninguém. Universidade é produtora de conhecimento. Pra que os impressionantes números que 'mostram' o crescimento de jovens no 3º grau??? Não há correlação entre jovens no ensino superior e jovens bem sucedidos... Por que? Porque o ensino básico brasileiro é, no bom português, uma merda!

    ResponderExcluir
  4. Fala primo! Olha concordo com sua opinião, mas continuo achando que para ser montado esse sistema, primeiramente têm que ser mudado radicamente a cultura da população brasileira, para que todos se adaptassem, a essa nova maneira de viver.

    ResponderExcluir
  5. Ad querido,
    já tinha conhecimento da sua opinião quanto ao tema mas gostei do texto.
    ^^
    sexo?

    ResponderExcluir